NOTÍCIAS

Fique ligado por tudo que acontece, novidades, curiosidades e afins.

TIRO ESPORTIVO: SAIBA COMO PRATICAR ESSE ESPORTE

APTIRO - 20/03/2020

Você já parou para pensar como funciona o Tiro Esportivo?

Esportes com armamento de fogo ou similares causam bastante dúvidas por sua complexidade de regulamentos e ações. 

Quem pode atirar? Preciso ser policial para frequentar um clube de tiro? Preciso ter uma arma? Essas e muitas outras perguntas permanece na memória da sociedade e muitas das vezes impede que pessoas tomem a iniciativa de realizar o esporte.

Pensando nisso, resolvemos esclarecer algumas dessas dúvidas e explicar como funciona a prática do Tiro Esportivo. Vamos lá?

 

Como se iniciar na prática de Tiro Esportivo

 

As leis que regulamentam o uso de armas, munições e afins no Brasil é extensa e bem complexa. Mas uma boa dica para quem quer iniciar o esporte é procurar um clube de tiro.

Lá você vai ser instruído sobre as leis, as práticas do esporte, as modalidades, o manuseio de armas e como você pode começar a atirar.

Alguns clubes de tiro permitem que usuários iniciantes façam uma espécie de treinamento básico inicial, para que o atleta possa ter uma experiência real de como é o tiro esportivo, sem precisar se associar em um primeiro momento. Dessa forma, qualquer pessoa com 18 anos ou mais pode ter um primeiro contato com o esporte e suas regras.

Se você não sabe onde encontrar um clube de tiro, pesquise na internet pela Federação de Tiro Esportivo ou Tiro Prático do seu estado e confira a lista de clubes filiados e faça uma visita. Os clubes contam com profissionais altamente qualificados e vão te orientar sobre o esporte.

 

Como adquirir uma arma para praticar o esporte?

 

Para o treinamento inicial básico, o clube de tiro fornece o armamento necessário para o treino e das as instruções fundamentais para o manuseio.

Caso você goste e queira possuir as próprias armas, deverá possuir um porte de arma ou CR. 

Se você não tem porte de arma, a única maneira de conseguir uma arma para a prática do esporte é obtendo um Certificado de Registro de atirador (CR). O CR é emitido pelo Exército Brasileiro e é preciso que você solicite a documentação junto ao comandante responsável pela comarca do estado. O CR é emitido para atiradores, caçadores e colecionadores e tem um prazo de validade de dois anos, sendo necessário um prazo de 90 dias antes do vencimento para solicitar um novo registro.

Agora que você já sabe os passos iniciais para se tornar um atleta do Tiro Esportivo, que tal procurar um clube para o treinamento inicial.

 

Somos a APTIRO

A Associação Pessoense de Tiro - Aptiro e Aptiro Country Club, é uma entidade formal, registrada no Exército Brasileiro, que promove, fomenta e organiza o esporte do Tiro em suas diversas modalidades. Fundada em 2017.

Nosso objetivo é difundir, qualificar e incentivar as atividades de Tiro Prático na grande João Pessoa, visando democratizar e facilitar a prática do tiro esportivo.


Venham nos conhecer e surpreendam-se!